Encontrar uma ponte de comunicação que chegue até os clientes de forma efetiva e facilitada é uma busca constante das empresas e, a cada dia mais, a tecnologia se desenvolve para tornar isso possível.

Uma das soluções mais eficazes disponíveis atualmente é o WhatsApp Business API, a versão do aplicativo de mensagens WhatsApp Business para empresas de médio e grande porte.

Se você precisa implementar essa ferramenta nos canais de comunicação do seu negócio ou precisa entender para que serve o WhatsApp Business API, veio ao lugar certo!

O que é o WhatsApp Business API?

Antes de mergulharmos nas funcionalidades e possibilidades oferecidas, precisamos entender o que é de fato o WhatsApp Business API.

O serviço que chegou no mercado em agosto de 2018 é uma tecnologia disponibilizada pelo WhatsApp como solução focada em empresas de médio à grande porte que precisam se comunicar diariamente com uma ampla base de contatos, de diferentes partes do país e do mundo.

Através do WhatsApp Business API é possível a integração com plataformas que otimizam o uso do WhatsApp como canal de comunicação, melhorando o atendimento e relacionamento com os clientes.

Para que serve o WhatsApp Business API?

WhatsApp Business API: o que é o aplicativo?

O WhatsApp Business API  tem como função primária ser o meio de integração entre o WhatsApp e outros sistemas/ ferramentas, que vão de softwares de gestão à sistemas de controle logístico, chatbots, entre muitos outros.

Na prática, essa conexão impacta diretamente a percepção e experiência dos clientes com esse canal de atendimento, pois esses sistemas fornecem de maneira quase instantânea informações de qualidade, sem a necessidade de intervenção humana em todas as etapas do atendimento.

Outra possibilidade, também usando chatbots, é ter vários atendentes no mesmo WhatsApp, assim apenas um número de telefone pode ser disponibilizado, unificando e organizando todos os setores que podem suprir as demandas dos clientes, além de organizar internamente o fluxo de trabalho das equipes.

Vantagens do WhatsApp Business API

1. Escalabilidade

Entre as vantagens da adoção do WhatsApp Business API a que mais se destaca é a escalabilidade.
Ou seja, o uso das integrações permite que as empresas escalem as comunicações, atingindo mais clientes e conseguindo atender vários deles ao mesmo tempo.

2. Automação das respostas

Diretamente relacionada com a escalabilidade, automação das respostas personalizadas é vantajoso tanto para as empresas quanto para os clientes.

Isso porquê com ele é possível que os usuários tirem dúvidas, consultem status de compras/ protocolos a qualquer horário e, especialmente, no canal de comunicação que tem 2 bilhões de usuários no mundo.

Além dessa facilidade para os clientes, a imagem da marca também é beneficiada, por se fazerem presentes e disponíveis para oferecer suporte.

3. Oportunidades para marketing

Desde junho de 2021, o WhatsApp ampliou as possibilidades de comunicação entre empresas e clientes, o que expande ainda mais o leque de oportunidades de trabalho do WhatsApp Marketing.

Como, por exemplo, estratégias de fidelização e qualificação de lead, ambas para a prospecção de clientes.

4. Relacionamento de confiança e credibilidade com os clientes

Só por estar presente no canal de comunicação mais usado por seus usuários já contribui para construir uma relação de confiança e credibilidade.

Porque estar no WhatsApp transmite para o público a imagem de acessibilidade e disponibilidade para ouvir os clientes e solucionar suas dores de forma rápida.

Por que utilizar o Hey Bot! integrado ao WhatsApp Business API?

Como integrar o WhatsApp Business API com Hey Bot!

Para começar a usar o WhatsApp Business API é preciso ter uma equipe de desenvolvedores capacitados para te acompanhar durante todo o processo, além de, claro, uma plataforma que suporte essa integração.

E, para gerir todo esse processo, além de oferecer soluções personalizadas de desenvolvimento, fluxo de comunicação, criação, entre todas as outras frentes necessária, você pode contar com o Hey Bot!

Usando Hey Bot!, além de ter vários atendentes no mesmo WhatsApp sem precisar de mais de um número de telefone e ainda contar com um atendimento automatizado inteligente, você pode centralizar os demais canais de atendimento disponibilizados aos seus clientes na nossa plataforma, criando diferentes equipes, sem limites de atendentes, e manter o seu negócio online 24 horas, todos os dias do ano.

Solicite um contato da nossa equipe, otimize seu atendimento e melhore seu relacionamento com o cliente!

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